Resumo da aula sobre Pronome

Author: Érique / Marcadores: , ,

Pronome- são palavras que podem substituir os substantivos ou acompanha-las.

Existe 6 tipos de pronomes: Pessoais; Possessivos; Demonstrativos; Indefinidos; Relativos e Interrogativos.

Pronomes pessoais- ele pode ser tanto reto que exerce uma função de sujeito ou predicativo ou oblíquos ele exerce a funçao de um complemento
Pronomes pessoais tónicos:
eu, tu, você, ele / ela, nós, vós, vocês, eles / elas; mim, ti, si.
Pronomes pessoais átonos:
me, te, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes, se.


Pronomes demonstrativos- ele pode indicar sua proximidade ou afastamento.
1º pessoa: este, esta, isto ( em relação ao falante)
2º pessoa: esse, essa, isso (em relação ao ouvinte)
3º pessoa: aquele, aquela, aquilo (esta longe do falante e do ouvinte)

Pronome indefinido: são os que se referem a 3º pessoa, dando uma quantidade indeterminada.

Pronomes relativos: são termos que evita a repetição de palavras, referindo-se a um termo antecedente.
São pronome relativo os: que, quem, qual, cujo, onde, como, quanto.

Pronomes possessivos: são os que se referem as pessoas gramaticais.
meu, minha, meus, minhas
teu, tua, teus, tuas
seu, sua, sues, suas

nosso, nossa, nossos, nossas
vosso, vossa, vossos, vossas
seu, sua, seus, suas


Pronome interrogativos: são os que, quem, qual, quanto, usandos em orações interrogativas.
Ela pode ser direta ou indireta, a direta sempre com o ponto de interrogação e a indireta possui verbos próprios para interrogar.

0 comentários:

Postar um comentário