Escritores da libertade: Vida real (texto argumentativo)

Author: Mateus Marques / Marcadores: , ,

O filme "Escritores da liberdade" é um relato sobre jovens que saíram do reformatório e procuram um novo sentido para suas vidas indo para a escola, onde conhecerão novas oportunidades para tornarem suas vidas um pouco melhores. Porém, há uma série de conflitos sociais - como por exemplo o racismo -, de pessoas de origens diferentes que se julgam superiores às outras.
Os conflitos causados na escola são justificados pelos alunos como diferenças de caráter e origem. Não é correto afirmar que origens diferentes sejam motivos de brigas, desentendimentose até mortes, pois todas as pessoas são iguais e têm os mesmos diretos segundo a Lei, independente da condição social ou naturalidade. Este tema é bem retratado no filme, quando os alunos falam sobre a sua infância e contam histórias vividas por eles mesmos, onde essas são caracterizadas pela violência e preconceitos.
Todos os dias nas salas de aula e no intervalo, os alunos se juntavam em grupos distintos,onde muitos desses grupos humilhavam várias pessoas unicamente por serem diferentes deles. Isso foi motivo de muitas brigas que se transformaram em rotina em toda a escola.
Na vida real, esses problemas não estão muito distates. O que a sociedade precisa fazer é respeitar as diferenças e os defeitos de cada pessoa para assim viver em harmonia e superar todos os problemas que o ser humano criou. Porém sempre haverão pessoas que discordarão dessa opinião e procurarão criar mais problemas para fazer as pessoas discutirem.
O filme retrata muito bem a realidade de alguns países que sobrem com a violência e o preconceito, que pela maioria das vezes são praticadas por jovens.
Portanto, é preciso que as pessoas mudem de ideia e contribuam para uma convivência mehor no futuro. Caso contrário, o mundo se desfragmentará por causa destes conflitos e a convivência entre pessoas será impossível. É preciso que cada pessoa faça sua parte.

Revisado por: Marco Antônio

0 comentários:

Postar um comentário