Resumo da aula sobre Pronome

Author: Mateus Marques / Marcadores: , ,

Pronome:

É a palavra que acompanha ou substitui um nome.



- Dentro desta classe, há uma subdivisão:



. Pronomes do caso reto: Representam as pessoas gramaticais, ou seja: funcionam como sujeito.

Exemplo: Eu, Tu, Ele.



. Pronomes do caso oblíquo: Função de complemento; Não exercem função de sujeito na frase.

Exemplo: Me, Mim, o/a, Se, Si, Lhe.



Podemos classificar os pronomes como: Pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e interrogativos. Cada tipo terá uma função na oração.




  1. Pessoais: Representam as pessoas gramaticais (1ª, 2ª e 3ª)

Eu, Tu, Ele/Ela - Singular


Nós, Vós, Eles/Elas - Plural



OBS: Em uma frase, os pronomes "Eu" e "Tu" só poderão ser classificados (sintaticamente) como SUJEITO, onde o"Eu" ficará antes do verbo para haver coesão.



2. Possessivos: Indicam relação de posse. Referem-se às três pessoas gramaticais.

São eles: Meu ,minha, teu, seu, sua, dele, dela, nosso, vosso, entre outros.

OBS: Os pronomes possessivos precisam concordar em gênero e em número com o possuidor, além de precisarem pertencer à mesma pessoa gramatical; EXETO os pronomes de tratamento (Vossa Excelência, por exemplo), que requerem possessivos em 3ª pessoa.
Eles também podem causar ambiguidade na frase.


3 . Demonstrativos: Indicam a posição ou o lugar de um ser em relação à pessoa gramatical.

São eles: Esse, essa, este, esta, aquilo, entre outros.

Este: Indica presente, quem está próximo de quem fala/escreve.

Esse: Indica passado ou futuro, quem está próximo de quem ouve/lê.

Aquilo: Está distante das duas pessoas.

4 . Relativos: São aqueles que retomam ou substituem um substativo ou pronome na próxima oração.

São eles: Que, qual, quem, cujo(s), cuja(s), quais, quanto, quanta.

"Comprei a camisa." "A camisa é muito bonita."

"A camisa que comprei é muito bonita"

5 . Indefinido: Indeterminam a 3ª pessoa gramatical, ou seja: não sabemos quem praticou/recebeu a ação.

Alguns deles: Algum, nehum, todo, outro, qualquer.

" *Algumas* pessoas não concordaram com o que eu disse"

* A palavra "algumas" indetermina a 3ª pessoa e posteriormente, o sujeito. Não sabemos quais pessoas não concordaram com o que ele disse.

6 . Interrogativos: Como o próprio nome diz, são introduzidos em frases interrogativas.

Alguns deles: Quem, qual (quais), quanto(s), quanta(s).

" Quem pegou as chaves do carro?"





0 comentários:

Postar um comentário